PR: Chuvas devem ficar abaixo da média nos próximos três meses


A análise dos modelos de previsão de clima para os próximos três meses indica que os índices de precipitação devem ficar abaixo da média ou bem próximos a ela para o estado do Paraná. A avaliação foi apresentada pelo meteorologista Itamar Adilson Moreira, do Iapar/Simepar, durante encontro de técnicos participantes do programa Treino&Vista, realizado nesta terça-feira, 30 de agosto, na Embrapa Soja. Para a safra que se inicia em outubro/novembro, a expectativa é que as temperaturas sigam elevadas, com chuvas abaixo da média. “É uma safra cuja principal característica no Paraná deve ser a ocorrência de chuvas mal distribuídas, durante todo o verão”, destaca Moreira.
Para os agricultores que pretendem fazer a semeadura precoce, as previsões não são muito animadoras. “O início de setembro deve ser marcado por chuvas e queda de temperatura. Depois as chuvas intensas serão intercaladas por períodos de quedas bruscas de temperaturas, seguidas por ondas de calor intenso. No final de setembro das chuvas devem diminuir bastante, até a segunda quinzena de outubro”. Moreira também alerta para a possibilidade de veranicos mais intensos na próxima safra do que na safra 2004/05.
Segundo o meteorologista, este tem sido um ano neutro, sem interferência dos fenômenos El Niño e La Niña e, é por isso, que as chuvas se apresentam de maneira irregular. “No entanto, começa a se perceber um leve esfriamento das águas do pacífico, o que pode levar à ocorrência do fenômeno La Nina de baixa intensidade”, avalia. Se esse fenômeno se confirmar nos próximos meses, a tendência é a diminuição das chuvas nos meses de fevereiro e março de 2006, em todo o Estado. “Para esta safra, os modelos de previsão estão apresentando um grau de confiabilidade maior”, explica o meteorologista.
O coordenador do programa Treino&Visita, Lineu Domit, destaca a importância de se acompanhar os cenários de clima. “Hoje o agricultor tem muitas ferramentas para planejar cada safra. Os prognósticos climáticos estão entre essas ferramentas e são cada vez mais precisos”, destaca o pesquisador da Embrapa Soja. O Treino&Visita é um programa de transferência e validação das tecnologias desenvolvidas pelas instituições de pesquisa. Proporciona a oportunidade de formação e treinamento de técnicos da assistência técnica e extensão rural que, por sua vez, formam e treinam grupos organizados de técnicos de campo para repassar as tecnologias para grupos organizados de produtores rurais.

En"viado" por Cleyton BeijoMan

Ta aí. Mais uma safra de merda nos aguarda. Espero que esses bosta de Simepar tenha errado...
Pelo menos uma notícia boa hoje:

Furacão Katrina vai levar esporos da ferrugem a outros Estados

É isso aí, Estados Unidos de cu é rola, tem mais é que se foder...

João, Live at Piracicaba (once again)

Postado por João, o ninguém às 19:50



Powered by Blogger
 
Últimos posts
Histórico


Visite também



Site 
Meter

Meteorologia